Tenho o Dom de Amar e o Privilégio de ser Amada.

15
Jul 11

Começo por fazer uma pequena referência aos resultados dos exames de 9º ano. Navegava calmamente pelo facebook quando me deparei com a seguinte questão:

Negativas batem recordes nos exames de 9.º ano. Qual a razão para estes resultados?

Na minha mais sincera opinião?

 

 

 

 

O grande problema dos dias de hoje, são mesmo os exemplos que se obtêm através do computador, televisão e muitas vezes até da vida real.
Vivemos numa época em que os pais, por terem uma vida demasiado ocupada e stressante, deixando de ter tempo para os filhos, não os ajudam e motivam para um esforço escolar. Outro problema são os professores. Muitos deles revoltados com os seus problemas pessoais/profissionais, acabam por se desleixar nas aulas, não dando convenientemente a matéria (claro que não são todos, mas acontece, é um facto).
A televisão, obviamente, é péssima. Há miúdos que são literalmente educados pela TV, ou seja, é o mesmo que dizer que não são educados. O computador, e todo este acesso à informação (bastante importante, como é óbvio) faz as crianças pensar que tudo é assim. Fácil, acessível. Basta ligar um computador para ter a resposta a tudo.
São cada vez menos os que têm em si incutidos hábitos de leitura e de estudo.
Há coisas que estes alunos precisam de pôr na cabeça: Não se vai a lado nenhum sem, pelo menos, um pouco de esforço. A vida nunca lhes irá facilitar as coisas...

 

Agora falando um bocadinho dos resultados do Ensino Secundário. Há coisas que me irritam. Uma delas, é o facto da minha área (línguas e humanidades) não ser valorizada. Somos o único curso que não tem exames intermédios. Desculpem lá, mas eu sou pela IGUALDADE. Porque motivo é que os meninos de ciências podem ter testes intermédios, que ajudam na preparação para os exames e contam na sua avaliação final? Não há aqui qualquer coisa errada? A segunda coisa que me irrita, é o facto de nunca falarem dos resultados dos nossos exames. É sempre Biologia e Físico-química (refiro-me aos resultados de 11º ano). Então e a Geografia?

 

 

Mas o que me deixa completamente fora do sério é mesmo este preconceito que existe. Humanidades NÃO é para burros. Eu não vim para Humanidades por ter notas baixas. Aliás, eu era uma óptima aluna a Matemática. E a Ciências. E a Química. Tentarem comparar a Matemática com a História (coisas que NÃO podem ser comparadas) é que é ser burro. Deixem esse preconceito de lado.

O vosso curso cria médicos e cientistas. Mas o meu cria os professores que vos ensinam. Cria os advogados que vos defendem quando as vossas coisas dão para o torto. (Por exemplo...)

 

Sim, estou revoltada! Nota-se muito?

 

teoria feita por Mags às 00:31

Olá Margarida (bem há seculos que aqui não vinha)
Vou falar como aluna de humanidades também. Acabei este ano (YEAAAH!), e sempre senti na pele a desvalorização dos alunos de humanidades. Eu no 9º ano era aluna de 4s e 5s a tudo, desde ciências a matemática, mas como tenho uma grande paixão pelas línguas, obviamente optei pela área que mais gosto. Infelizmente tive de me deparar com os comentários típicos do pessoal de ciências: "Humanidades é bué fácil", "foste pra humanidades pra te veres livre da matemática"... enfim, coisas deste género.
No entanto, vais fazer uma pergunta de cultura geral a um aluno de ciências e ele muitas das vezes não te sabe responder. Todos os cursos devem ser valorizados, porque todos os cursos nos ajudam a fazer aquilo que sonhamos na sociedade.
Quanto aos exames, fiz exame a História e a Português (mais uma vez, alguém ouviu falar dos exames de História nas notícias?não...). Fui pra exame com média de 15... resultado do meu exame: 11... Foi a nota mais baixa que eu alguma vez tive a Português. O que é que se passou? Falta de preparação não foi, pois tive uma prof excelente este ano. Na minha opinião foi um aumento do nível de exigência brutal e falta de preparação para este aumento, pois fomos preparados de acordo com os exames outrora realizados e deparámo nos com algo super complicado... lá está, um intermédio a português tinha dado jeito... Enfim, esta é a educação que temos no nosso país...

Beijos e boa sorte para o próximo ano :D
Joana Pires a 17 de Julho de 2011 às 12:11

Joana :D Como é que estás?

Sabes qual é o problema? É que Ciências, é tudo muito exacto. É assim e assim é que é. Não há como fugir.
Os alunos de Ciências precisam de estudar, nós precisamos de ter paixão, garra, chama e Dom! E eles não entendem isso.

Sim, tens razão! Não se ouviu falar do exame de História!

Beijinhos e obrigada :D
Mags a 17 de Julho de 2011 às 22:10

Humanidades não é forçosamente para burros, é apenas inútil. Se os advogados tivessem uma mente mais científica e fossem mais inteligentes a lei não beneficiaria tantos ladrões.
Uncertainty a 4 de Novembro de 2011 às 22:36

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vamos contar o tempo...
PitaPata Dog tickers
Ajudar e...
760 50 10 95
...Prevenir!
"Orgulho naquilo em que acredito!"
pesquisar
 
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros!"
Está verde? Podes falar!
blogs SAPO